sábado, 2 de janeiro de 2010

Uma questão de foco...


Carlos Alberto Borgneth

Dentre os questionamentos que sempre promovo ao final dos meus cursos e palestras sobre vendas para profissionais que atuam em mercados de intensa concorrência costumo indagar "Depois de tudo o que examinamos e discutimos neste encontro quais são, na sua avaliação, os segmentos cujos vendedores mais deixam a desejar quanto a posturas e técnicas?”

Depois que os segmentos são apontados e tabulados, passamos a discutir quais são as falhas mais gritantes dos vendedores que atuam nestes segmentos.

As principais críticas se referem, invariavelmente, a falhas quanto a conhecimento dos produtos/serviços, compreensão das reais necessidades dos clientes, cumprimento de promessas e prazos, processo de follow-up, uso eficiente de argumentos para negociar e fechar negócios, ações de relacionamentos, concessão precipitada de descontos e bonificações, qualidade e consistência de previsões de vendas e, finalmente, habilidade para se diferenciar da concorrência.

Acho que a existência dessa péssima impressão junto a prospects e clientes podem provocar uma ação extremamente bem sucedida de venda: surpreender pelo inesperado.

Ou seja: se algo de diferente e de impacto for feito pelos vendedores que apresentam essas falhas, esta nova postura irá provocar uma excelente e positiva reação por parte dos seus interlocutores. Afinal... Eles já estavam esperando por muito menos e se, de repente, acontece algo de diferente...

http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=373

Nenhum comentário:

Postar um comentário