terça-feira, 7 de julho de 2009

Falar bem em público: a importância para o exercício do marketing pessoal


Analisando o atual e competitivo cenário mundial, constata-se que o sucesso pessoal e profissional está, cada vez mais, relacionado à capacidade de comunicação com grupos de pessoas.

O psicólogo e professor Newton Ferreira, especialista em vendas e recursos humanos, defende a tese que os profissionais precisam estar aptos a tomar a palavra e argumentar de forma convincente, seja nos relacionamentos sociais ou profissionais, nos mais diversos ramos de atividade. “Desta forma, estaremos imprimindo uma marca pessoal positiva nas relações humanas, e fortalecendo nossas carreiras com uma habilidade notada e admirada pelos outros. Estaremos, enfim, exercitando produtivamente nosso marketing pessoal”, analisa

Pesquisa realizada pela revista Business Week, em 1983, demonstrou que “somente são promovidos para maiores responsabilidades nas empresas indivíduos que tenham qualificação para comunicar claramente suas idéias, pensamentos e planos para os demais, de forma oral e escrita”. Não obstante, pesquisa realizada por um grupo de psicólogos ingleses junto a três mil pessoas, e publicada no jornal Sunday Times, identificou que 44% das pessoas sentem medo para falar em público. “Diante deste paradoxo, é natural que muitas pessoas sintam-se ansiosas ante o desafio de comunicar-se com um público ouvinte. O medo para falar em público pode vir a ser, senão totalmente superado, pelo menos controlado, a partir da plena compreensão acerca de como atua e de intenso trabalho para minimizar os efeitos de suas causas principais”, observa o palestrante.

Na opinião do professor falar bem em público é uma habilidade necessária e importante para a promoção do nosso marketing pessoal. “Embora poucos estejam preparados para aproveitá-las adequadamente, são inúmeras as oportunidades para se falar em público: dirigir ou participar de reuniões, apresentar produtos e serviços, proferir palestras e conferências, ministrar aulas e treinamento, recepcionar e apresentar oradores, prestar,agradecer homenagens e dar entrevistas aos meios de comunicação”, afirma.

Mas, afinal de contas, o que é marketing pessoal? A palavra marketing, importada do idioma inglês, porém tão largamente utilizada em nossas comunicações, significa algo que o vocabulário não consegue expressar numa única palavra. Vem do latim, de mercatus, que significa “lugar onde se vendem mercadorias”. A expressão marketing pessoal refere-se ao conjunto de ações que se promove ou vende. “Tão importante quanto se esforçar para estar qualificado a fim de atender às significativas exigências de uma determinada área de atuação profissional, é estar suficientemente preparado para levar aos outros essa percepção”, esclarece o especialista.

Para concluir Newton explica que nascemos com o dom da comunicação, mas que somos os responsáveis pelo seu desenvolvimento. “Os aspirantes ao domínio da arte de falar em público estão pleiteando a aquisição de uma habilidade plenamente viável. Suas expectativas estão condizentes com uma possibilidade de conquista real, desafiadora e gratificante”, finaliza.

http://www.administradores.com.br/noticias/falar_bem_em_publico_a_importancia_para_o_exercicio_do_marketing_pessoal/24375

Nenhum comentário:

Postar um comentário