sexta-feira, 26 de junho de 2009
As fontes e a comunicação
Rosane Severo
Lendo um texto que oferecia dicas de webdesign, identifiquei uma orientação que pode perfeitamente ser projetada para o contexto da comunicação e marketing das empresas.
A dica, sobre webdesign, dizia para não usar diversos tipos de fonte (letras) na mesma tela de um site.
E as razões técnicas para isso são velhas conhecidas de quem trabalha na área. É possível colidir com vários tipos de problemas ao usar algumas fontes na internet, dentre eles: a incompatibilidades entre sistemas operacionais (Unix, Mac e Windows - todos trabalham de forma diferente) e browsers (programas de navegação).
Tecnicamente isso ocorre porque as fontes têm que estar instaladas no computador do visitante do site, caso contrário, esse site poderá parecer muito engraçado na máquina dele - do visitante. Sem falar que, no aspecto design, misturar muitas fontes em um mesmo texto passa a impressão de amadorismo ou falta de estilo. A menos que se deseje criar o “efeito nota de resgate”.
Mas, voltando à questão do parâmetro que pretendemos traçar, assim como a fonte está para o texto, o conteúdo e o planejamento estão para a comunicação. Uma empresa que não possui um planejamento de comunicação e marketing normalmente gera uma mensagem feita a partir de diversas fontes, isto é, em retalhos, decorrentes de textos e informações destinados a apagar incêndios, sem identidade, sem foco e até sem utilidade.
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