quarta-feira, 3 de junho de 2009

Atravessando momentos de crise com sucesso.


Maria Ignez P. Bastos

Você trabalha numa grande empresa e se sente seguro. Tem uma boa relação com sua chefia e com os colegas de trabalho. De repente, a Organização entra em crise, por razões internas ou externas, e parece que tudo virou de pernas para o ar. O seu mundo calmo e previsível deixa de ser aquele lugar seguro e sua luta para torná-lo assim parece não valer mais nada, como se todas as suas conquistas estivessem indo ralo abaixo. Como agir em momentos de crise?

Você pode enfrentá-la ou desistir da luta antes que ela comece.

Uma crise é como uma tempestade em alto mar. Ou você deixa o barco flutuar como queira nas ondas bravias e afundar; ou você luta para tomar o comando do barco e levá-lo são e salvo para um porto seguro onde, no domínio da situação, você possa navegar com tranqüilidade para qualquer local que deseje ir. Na crise, ou você cresce ou afunda. Como disse Saul Wurman em Ansiedade de Informação, "Quando cai, você larga as coisas que pensava sustentá-lo. Mas é quando larga delas que encontra terra firme".

O papel da Empresa durante uma crise é cuidar da Comunicação em todos os níveis, ser transparente e se colocar à disposição para responder às perguntas de todos os funcionários. Em tempos de mudanças como os que estamos vivendo, a maioria das pessoas sentem-se insegura nas organizações.

Quando aparece um fator que justifica a insegurança, elas ficam perdidas - e essa é a hora que a Organização precisa atuar com rapidez, mostrando qual o problema que está havendo e quais as medidas que estão sendo ou devem ser
tomadas.

Uma organização evolui e muda em uma porção de aspectos. As tarefas, o desempenho, o mercado, tudo pode mudar. Para acompanhar a mudança, é necessária muita flexibilidade. Em geral, isto é muito difícil para a Gestão.

Quando a administração procura mudar as metas da organização, adotar novos métodos de trabalho ou criar qualquer mudança fundamental, a cultura organizacional pode deixar de suportar essas mudanças, como também acabar com elas. É importante atuar em conjunto: processos, pessoas e comunicação e criar o clima adequado à mudança decorrente da crise. Desta forma, as chances das mudanças e das crises da Organização serem bem resolvidas é bem maior.


Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br

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