sexta-feira, 26 de junho de 2009
DNA de uma empresa em apuros
Carlos Alberto Borgneth
Estamos, nesta fase de incertezas e indagações, vivendo um período caracterizado por um sem-número de reuniões dedicados aos mais diversos exercícios de estimativas, projeções, previsões, criação de "cenários alternativos", "achismos" e outros mais. Na grande maioria das vezes esses encontros se transformam em sessões de lamúrias e lamentos.
De produtivo, muito pouco é produzido. Pelo menos na maioria das reuniões em que estive presente mais recentemente, senti-me participando de uma verdadeira "catarse coletivo-setorial". Teria sido muito melhor e mais proveitoso se os convidados tivessem sido orientados a se preparar sobre determinados assuntos e, assim, todos nós teríamos agregado muito mais valor ao precioso tempo que dedicamos àqueles encontros.
Foi em uma dessas (improdutivas) reuniões que, cansado da mesmice dos tópicos em discussão, dirigi meus melhores pensamentos para a realização de um exercício do tipo "além destas reclamações, o que mais poderiam ter em comum às empresas que quase sempre vivem tendo problemas em sua trajetória no mundo dos negócios?”. O resultado daquelas divagações foi a obtenção de uma curiosa e divertida lista de "sintomas de fracasso eminente" que resolvi chamar de "DNA de uma empresa em apuros" e que acabou se convertendo em um artigo.
À medida que tenho apresentado esse artigo a clientes, alunos e amigos, cada vez mais me convencem, de que a lista pode ser bastante útil para servir de alerta para todos aqueles que trabalham em (ou conhecem) empresas que possuem estes "sintomas". Ainda que não pretenda e/ou não tenha competência para me tornar nenhum "serviço de utilidade pública" lhe apresento a lista que segue movido pelo sincero desejo de que ela eventualmente possa ser útil para sua empresa e/ou algum de seus amigos empresários.
Aparentemente longa esta lista possui uma característica bem interessante: seus componentes não são apenas aqueles que descrevem a seguir. Dependendo de seu interesse (ou ponto-de-vista), você pode acrescentar novos elementos ou retirar alguns deles, sem qualquer limitação de tipo e/ou quantidade. Que tal? E mais: desde já, cordialmente "lhe autorizo" a copiá-la, distribuí-la para seu networking e/ou qualquer uso que você julgar conveniente. Feita esta breve introdução, vamos ao que interessa: cheguei à conclusão de que as empresas "em apuros" sempre apresentam claramente uma combinação de várias das características que se seguem e que representam os "sintomas" de que algo vai mal... Ou seja:
http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=374
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