terça-feira, 26 de maio de 2009

Livro “Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia”, de Rodrigo Capella. Pesquisa - Jabá

Jabá é:

Para todos os entrevistados (100%), o jabá é condenável e, em muitos casos, devolvido aos assessores de imprensa. Um jornalista confessou que certa vez recebeu uma cesta com vários produtos importados e que entregou a mercadoria a uma instituição de caridade. Já outro jornalista diz que nada do que passe de uma lembrança deve ser oferecido aos jornalistas, e nada que passe de uma lembrança deve se aceito. O jornalista diz que aceita receber canetas, livros e agendas, mas que já devolveu champanhe francês.

Tal comportamento sugere que os jornalistas estão em busca de notícias e não de presentes. Cabe ao assessor, então, selecionar muito bem os brindes a serem enviados para não ser mal visto pelos colegas de redação.

Piza (2003, p.91) relata que muitas vezes presenciou a “agitação de críticos de música, por exemplo, com a chegada de mais uma sacola de CDs, recebida como a sacola da Papai Noel, pelas mãos de um assessor de imprensa (divulgador a serviço da gravadora) tratado freqüentemente como ‘amigo’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário