segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sua equipe esta apática? Descubra o motivo!


Não ter energia para trabalhar e ser indiferente à empresa são as principais características de um profissional apático no ambiente corporativo. Diante deste comportamento, a pessoa passa a trabalhar como uma "máquina", produzindo apenas o que é solicitado. Mas quais são os fatores que podem levar um funcionário ou até mesmo uma equipe inteira à essa atitude?

Na opinião da gerente de Recursos Humanos da V2 Consulting, Andréa Kuzuyama, a apatia de um profissional pode ocorrer devido a fatos cotidianos do ambiente profissional como também estar relacionado a problemas pessoais externos, como o desentendimento com membros da família.

Razões da apatia

Andréa ressalta ainda que há muitas razões que podem desencadear a apatia profissional. Entretanto, algumas são bastante visíveis e de fácil percepção. A primeira delas pode ser gerada no ambiente físico da organização. "A falta de equipamentos para desenvolver o trabalho ou até mesmo problemas com a luminosidade do ambiente podem causar uma apatia do profissional".

Além disso, os problemas de relacionamento entre membros da equipe ou até mesmo com o líder também são fatores que auxiliam no desinteresse profissional.

"A lentidão na solução de problemas e também uma empresa em que o ambiente é muito rígido, no qual aquele profissional que conversa alto com um colega é repreendido por outros funcionários, também contribuem para uma apatia".

O que fazer?

Para contornar essa situação Andréa destaca que o líder precisa ter um planejamento e divulgá-lo com bastante transparência para a sua equipe. "O gestor precisa mostrar para os seus liderados todas as suas metas, objetivos e também os resultados que a equipe já teve com o desenvolvimento do seu trabalho".

Outra forma de tentar tirar a equipe da apatia é promover a comunicação mais fácil em todos os níveis da empresa e oferecer novas oportunidades. Já o profissional, por sua vez, precisa também buscar novos desafios e conversar com o seu chefe para tentar sair dessa apatia. Dessa forma, o trabalho deixa de ser um martírio no dia-a dia.

http://www.administradores.com.br/noticias/sua_equipe_esta_apatica_descubra_o_motivo/24160

Nenhum comentário:

Postar um comentário