quarta-feira, 1 de julho de 2009

Confira que profissional está sendo procurado para vagas temporárias de julho

o contrário do que aconteceu na Páscoa, a crise deve ter impacto na contratação temporária das férias de julho, momento em que alguns setores abrem vagas para poder lidar com o aumento da demanda.

Em julho deste ano, serão criados 10,5 mil postos de trabalho temporário no Brasil, especialmente nos segmentos de lazer, entretenimento, indústria e comércio. As vagas abertas são 32% menores do que as registradas no mesmo período de 2008.

Os dados ainda mostraram que a efetivação dos temporários deverá ficar em torno de 10% para o setor de lazer e entretenimento e de 12% para a indústria e o comércio. No ano passado, os índices eram de 32,5% e 15%, respectivamente.

Motivos

De acordo com o presidente da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), Vander Morales, o setor de lazer e entretenimento é o grande responsável pela redução das contratações verificadas na pesquisa.

"A taxa de endividamento e inadimplência da população se agravou nos últimos dois meses, atingindo 49% das famílias, o que ocasiona uma redução na procura por viagens de turismo e programas de lazer", explicou.

Ele ainda disse que a Lei Seca (11.715) contribuiu para o recuo no número de contratações de temporários. Houve uma retração no movimento nos bares, restaurantes, hotéis e similares, uma vez que 55% do faturamento provêm da venda de bebidas.

Perfil do profissional

Uma pesquisa feita pela Asserttem mostrou qual o perfil das vagas temporárias que serão abertas neste ano. De acordo com os dados, a remuneração no setor de indústria e comércio deve ficar em até R$ 980, enquanto que no setor de entretenimento e lazer a remuneração é de até R$ 90 por dia trabalhado neste último caso.

Além disso, é importante destacar um outro perfil do trabalho temporário: ele está cada vez mais abrindo portas para a terceira idade. Isso porque a participação de idosos nesse tipo de emprego cresceu frente a 2008. Porém, a predominância ainda é de pessoas com até 39 anos de idade.

No setor de lazer e entretenimento, a mão-de-obra masculina é a mais demandada, com 70% da representatividade em 2008 e 60% este ano. Já no setor de indústria e comércio, as mulheres são as preferidas, mantendo o espaço de 60% de representatividade em 2008 e em 2009.

Entre as características das contratações, na indústria e no comércio há vagas para linhas de produção, degustação e promoção. A maioria das empresas exige experiência anterior e 2º grau completo. Simpatia e boa comunicação são essenciais. Marketing promocional, eventos e comércio de produtos para lazer são as áreas que mais contratam.

Já no segmento de lazer e entretenimento, parques temáticos, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes também disponibilizam vagas temporárias. As principais funções são as de atendimento, monitoria, operação de brinquedos, serviço de quarto e de cozinha. A prioridade é para estudantes de curso universitário e recém-formados em pedagogia, turismo, publicidade e psicologia.


http://www.administradores.com.br/noticias/confira_que_profissional_esta_sendo_procurado_para_vagas_temporarias_de_julho/24225

Nenhum comentário:

Postar um comentário