quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um em cada três profissionais não consegue se adaptar a mudanças


Mudanças na rotina de trabalho são um verdadeiro problema para 31% dos profissionais, que não conseguem se adaptar a elas. O resultado faz parte de uma pesquisa da consultoria organizacional Right Management.

O presidente da Right Management, Douglas J. Matthews, explica que os desafios criados pelo cenário atual exigem que líderes façam uma série de mudanças, desde redução do quadro de funcionários a reestruturações radicais nos processos.

"Como os resultados da apuração indicam - com apenas um em cada quatro trabalhadores tendo agilidade para adaptar-se a mudanças -, a maioria das empresas não prepara seus funcionários a lidar com mudanças. Como resultado, estratégias de gerenciamento de mudanças tendem a falhar, minando a habilidade da organização de alcançar as metas que a iniciativa de mudança havia projetado", diz.

Resultados


O levantamento foi realizado junto a cem profissionais seniores de Recursos Humanos na América do Norte, que responderam a seguinte pergunta: "Sua mão-de-obra pode se adaptar a mudanças e aumentar a efetividade no trabalho?". Confira as respostas:

* 31% - Não, o compromisso do funcionário e a produtividade são os principais riscos;
* 43% - Um pouco, nossa mão-de-obra consegue fazer o trabalho, mas a moral da equipe sofre;
* 26% - Sim, nossa mão-de-obra é muito ágil e responde bem a novos desafios.

Para Matthews, a maioria das estratégias dos líderes tende a falhar por causa da natureza humana. "Grande parte das pessoas tem dificuldade em lidar com mudanças e carecem de orientações de comportamento necessárias para que possam se adaptar com mais facilidade aos cenários de mudança. Alguns instrumentos de avaliação podem ajudar a empresa a avaliar a propensão de um indivíduo para lidar com a mudança e o coaching adequado pode ajudá-los a fazer uma ponte para atitudes que reflitam competência".

Segundo ele, os obstáculos mais comuns originam-se da falta de planejamento, preparo e habilidade em administrar o processo de mudança, por parte do líder. "Com planejamento cuidadoso e suporte dos principais líderes, as empresas podem ajudar seus funcionários a se adaptar às mudanças, mantendo o compromisso e a produtividade deles, bem como levando o desempenho a novos patamares".


Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/um_em_cada_tres_profissionais_nao_consegue_se_adaptar_a_mudancas/23383

2 comentários:

  1. Hoje eu não vou comentar sobre esta matéria , que cá entre nós é muito boa , pois se não nos adaptarmos as mudanças do mercado de trabalho estamos fadados ao fracasso. Mas, quero aqui ressaltar a maravilha que são estes blogs criandos por Priscila que eu tive o prazer de fazer parte da mesma turma na Universidade, e tenho a honra de me relacionar com esta excelente profissional de Relações Públicas que cujo objetivo é enriquecer cada dia mais todos os profissionais, aspirantes e simpatizantes da categoria com blogs maravilhosos!!! Que contribuem perfeitamente para o crescimento em geral de todos . Pry, você é mais que vencedora. Quero te pedir que não pare , continue a construir e alimentar este veículo que é rico em informação e atualidades que ,assim como eu ajuda a muitos com as notícias e dicas postadas aqui. Parabéns mais uma vez. Um beijo grande e sucesso!!!

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  2. Minha querida............MUITO OBRIGADA PELO CARINHO.................

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