sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quando uma campanha de comunicação pode levar alegria a um ambiente nem sempre fácil para trabalhar -Marcos Moura





Não é fácil compartilhar histórias sobre crianças doentes. Mas é possível fazer com que experiências traumáticas ou de superação garantam a força necessária para o trabalho diário de médicos e enfermeiros. Pensando nisso, a área de comunicação interna do Centro Pediátrico de Atlanta, nos Estados Unidos, encomendou uma campanha em que um blog se tornou um ponto de encontro, no qual os profissionais são recrutados e relatam casos tristes e alegres que os inspiram a seguir na rotina que ajuda a população.

Está no ar a página ‘Strong enough to care enough’ (‘Forte o suficiente para cuidar o bastante’). Criada inicialmente para o recrutamento de enfermeiras, em pouco tempo se tornou um canalizador de experiências e já foi visitada por metade dos sete mil funcionários desde que foi lançada internamente em fevereiro.

“Nós sabíamos que se fizéssemos a campanha correta, estaríamos falando com as pessoas que estão aqui”, disse Tim Whitehead, diretor de Comunicação Interna do Children´s Health Care of Atlanta, que administra três hospitais e clínicas na área da capital da Georgia e ficou em 67º lugar no ranking das melhores empresas para se trabalhar da revista 'Fortune'. “Nós pesquisamos dentro e fora da organização. O que nós ouvimos é que é necessário um certo tipo de pessoa para trabalhar em pediatria. Nós temos que ter a força para poder cuidar”.

O blog apresenta relatos e vídeos interessantes para atrair novos colaboradores, antes uma dificuldade do Centro, no qual a maior parte das enfermeiras sequer completava o primeiro ano de serviço. A paramédica Stephanie Bennet, por exemplo, escreveu: “Estou há 14 anos no Centro porque ele nos inspira, nos faz amar, nos faz cuidar e é um excelente exemplo para as crianças que entram por nossa porta. Sinto orgulho por ser parte de uma equipe que demonstra tanta dedicação para ajudar de todas as formas. Quando olho para trás para entender as razões que me fizeram ficar, pergunto a mim mesma: ‘Eu estou curando as crianças ou elas estão me curando?’”.

Segundo Whitehead, as postagens sofrem pequenas edições e o que era para ser uma ferramenta de relacionamento interno, começa a ser reconhecida fora do centro médico. “Na semana em que foi lançado, recebemos uma pergunta de uma pessoa fora da organização. Resolvemos intervir, mas depois pensamos. ‘Isso é um blog’. Alguém da equipe de postagem vai se informar e responder. Queremos fazer com que o blog caminhe por si mesmo”, explicou.

Para incentivar ainda mais a participação dos colaboradores, a área de comunicação interna do Centro preparou camisas e pôsteres e distribuiu folhetos com a pergunta ‘Você é forte o suficiente para cuidar o bastante e trabalhar aqui?’. As melhores histórias também estão sendo publicadas na intranet.

A campanha da agência ‘JWT Inside’ criou o slogan e o blog, que custará US$ 15 mil nos primeiros seis meses e cerca de US$ 70 mil, no total, para continuar sendo desenvolvido e atualizado. Para Whitehead, o tempo e o custo valem a pena. “Criamos um ponto de encontro. Tivemos sorte quando começamos a aprender o quão são importantes mensagens de força. E lembramos às pessoas que elas são fortes o suficiente”.


As informações são do site Ragan.com

http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=330&tipo=R

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