sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

5 formas de fisgar o cliente pelo celular




São 170 milhões de celulares habilitados no Brasil. Quem souber fazer um marketing direcionado pelo celular tem muito a ganhar.

De acordo com Federico Pisani Massamormile, presidente da Mobile Marketing Association (MMA) e da agência especializada Hanzo, esse tipo de campanha entrou de vez nos orçamentos das empresas.

"O celular se transformou em uma mídia de massa. Mas com o diferencial de ser possível falar com cada consumidor individualmente", diz.

Segundo cálculos do presidente da MMA, foram investidos em mobile marketing no Brasil cerca de R$ 80 milhões no ano passado e esse volume deve alcançar R$ 200 milhões em 2010.

A principal recomendação para quem quiser investir em ações do gênero é simples, porém, nem todas as empresas costumam seguir: o consumidor está sempre no controle e deve autorizar o recebimento de qualquer mensagem.

Também é preciso definir bem o público-alvo e o objetivo da campanha. A seguir, a matéria de Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra como conquistar o consumidor pelo telefone.

1) SMS

Custo: De R$ 1 a R$ 1,50 por mensagem. É a forma mais antiga, comum e fácil de conquistar clientes pelos celulares. Segundo dados da MMA, 82,5 milhões de usuários de celular comunicam-se por mensagens de texto (dados de 2008).

Para realizar ações de divulgação institucional e promoções por SMS, é necessário ter parceria com as operadoras. Geralmente, contrata-se uma agência para fazer essa ponte.

É possível enviar mensagens para clientes cadastrados ou contratar os chamados SMS Broadcast, listas das próprias operadoras.

"A regra é não invadir a privacidade do consumidor. O cliente precisa estar cadastrado", diz Fabio Cardoso, sócio da agência especializada Ei Mobile.

Dante Cordeiro, proprietário da Polatti & Cordeiro Imóveis, de Curitiba, achou uma forma original - e eficiente - de usar o SMS para conquistar clientes.

Desde o ano passado, ele escreve um número de SMS nas placas de "Aluga-se" e "Vende-se" dos imóveis. Os interessados enviam uma mensagem para o número e recebem um torpedo com os detalhes do empreendimento, como tamanho, valor, quantidade de quartos e vagas na garagem.

"Aumentou o número de negócios concretizados e os corretores ficaram mais disponíveis, pois diminuíram as ligações pedindo informações", diz Cordeiro.

Em 2009, o número de contratos fechados cresceu 20% em relação a 2008, ultrapassando 60 no total. Dos 230 imóveis do portfólio da imobiliária, 30 têm informações disponíveis por SMS.

"Queremos alcançar 100% neste ano. O cliente que recebe as informações pelo celular já vem pronto para fechar negócio", afirma.

2) Torpedo de voz

Custo: De R$ 0,60 a R$ 0,90 por envio. O consumidor recebe uma ligação normal, mas, do outro lado da linha, não há ninguém, apenas uma mensagem gravada.

O torpedo de voz, como é conhecida essa chamada, representa ótima oportunidade de relacionamento com os clientes - quando usado corretamente.

A Sixpix, especializada em criação de conteúdo, adotou a estratégia para se relacionar com o público dos projetos que organiza.

No último evento de tecnologia YouPix, preparado pela companhia, todas as confirmações de presença foram feitas por um torpedo de voz gravado pela apresentadora Rosana Hermann, que tem mais de 48 mil seguidores no Twitter.

"A mensagem era bem-humorada e a Rosana é conhecida entre o público-alvo. Sentimos na hora o efeito da ação", diz Bob Wollheim, presidente da Sixpix.

Segundo ele, 80% dos que receberam a mensagem repercutiram o evento de alguma maneira: no Twitter, em blogs, por e-mail ou pessoalmente, no dia do YouPix.

"Tem um poder de viralização incrível", diz Wollheim, que utiliza o recurso para todos os eventos que organiza. A Sixpix só envia mensagens de voz para quem a autoriza, o que é fundamental para conseguir uma boa repercussão.

"As pessoas ficam bravas quando recebem esse tipo de mensagem sem permissão", afirma o empresário. "Também é importante ser relevante. Lembre-se de que a sua empresa vai invadir o celular de uma pessoa."

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