sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pense bem ao fazer o marketing da sua empresa



É inadmissível que ainda existam gestores apenas voltados para dentro das suas organizações, quando o correto é adequá-las às regras do mercado. No atual ambiente empresarial, que é de extrema competição, as organizações não podem deixar de ficar atentas a esses detalhes tão importantes à sua sobrevivência.

Nunca é tarde lembrar que o sucesso empresarial advém da total orientação da organização para o mercado (baseada em análises e estudos), em planejamentos, em gestão desses planejamentos, da sintonia que deverá existir entre os departamentos e setores, além das pessoas competentes que estejam comprometidas e motivadas com a sua missão e os seus objetivos.

E o MARKETING? De que forma pode auxiliar? Como utilizar as suas orientações para posicionar-se, para enfrentar batalhas diárias? Mas antes de fazer essa abordagem, é necessário algumas advertências e lembretes importantes para todas as organizações independentemente de tamanho e finalidades:

1) MARKETING não faz milagres.

2) MARKETING não é propaganda, e propaganda não é a alma do negócio. A propaganda é parte dos instrumentos de MARKETING.

3) Nem todas as pessoas que se apresentam como profissionais de MARKETING são ou estão capacitadas. Muitas delas fazem o que chamamos de "auê", ou seja, fazem apresentações e discursos bonitos sem conhecimento científico. Trabalham na base do empirismo, do "achômetro". Iludem os incautos e fazem das organizações os seus laboratórios experimentais. Por esses detalhes, é fundamental que se tenha muito cuidado, verificando profundamente a pessoa contratada (como pessoa física e/ou jurídica).

Feitas essas considerações, passemos então a tratar de MARKETING na sua essência.
Entendemos que MARKETING não deve ser apenas um departamento. Ou melhor, até pode ser, desde que a organização seja feita de forma coordenada e integrada. No entanto, com os mercados globalizados, a exigência é mais forte para essa coordenação e integração.

Nesse contexto, é evidente que a preocupação ou os esforços de MARKETING estejam voltados, entre outros, para:

1) A visão e a gestão estratégica.

2) A ênfase nos processos do negócio e no "feedback".

3) Planejar e administrar estrategicamente, pensando no futuro, mas sem esquecer do presente. Os parâmetros do passado também precisam ser lembrados.

4) O desenvolvimento das novas ferramentas.

5) As mudanças nas formas do poder.

6) A importância da coleta e análise de informações .

7) A inovação constante e a mudança adequada e acelerada.

8) A transformação das relações entre as pessoas.

9) A busca incessante pela eficiência, eficácia e efetividade.

10) Aproveitar as oportunidades de mercado, lembrando sempre de conhecer com profundidade o público alvo e a forma de se comunicar com ele .

11) Seus custos e lucros, fazendo sempre uma analogia com os padrões existentes no mercado.

12) Elaborar e implementar estratégias, tanto para o ataque como para a defesa, sem perder de vista o foco.

13) A consonância com a realidade e o aperfeiçoamento constante.

14) A inteligência emocional e o desenvolvimento de habilidades.

15) A busca por profissionais especializados que sejam ousados, que tenham uma visão global, e que saibam trabalhar em equipe.

16) As mudanças e intenções de compras das pessoas e organizações.

17) As tendências e megatendências de mercado.

18) A necessidade não só de pensar globalmente, mas de agir e interagir localmente.

19) O acompanhamento e monitoramento do movimento estratégico da concorrência.

20) A evolução e administração do mix de produtos e serviços.

21) As auditorias constantes.

22) As evoluções nos modelos e processos de comunicação, venda e distribuição, assim como acontece no comércio eletrônico.

23) A fixação de relacionamentos duradouros.

24) O conhecimento com bom nível de compreensão e domínio de informática, MARKETING direto e Internet.

25) A flexibilidade para mudar sempre que for necessário.

Pelo exposto, pode-se constatar a importância que o MARKETING exerce, tanto na área estratégica, quanto nas áreas operacionais das organizações.

Saiba construir o Marketing para a sua Empresa!
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