terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desafio do líder nos próximos anos: atingir a grandeza organizacional

Papel do líder é fundamental nesse processo
Por Camila F. de Mendonça, InfoMoney

A pouco mais de um mês para o próximo ano, novas estratégias, promessas e objetivos são traçados. Oslíderes também precisam ficar atentos aos novos desafios. E um dos principais deles é ajudar a empresa a atingir a grandeza organizacional, segundo afirmou o presidente da consultoria FranklinCovey Brasil, Paulo Kretly, em encontro realizado na última sexta-feira (26), em São Paulo.

Grandeza organizacional é quando a empresa atinge um desempenho sustentável, consegue captar clientes leais, desenvolve colaboradores competitivos e dá uma contribuição singular para o mercado. "As empresas que aliam essas quatro áreas conseguem ter um crescimento sustentável duas vezes mais rápido que as concorrentes e uma rentabilidade 50% maior", afirma.

Para chegar a esse nível, porém, o papel do líder é fundamental. "Quando você tem grandes líderes, você tem grandes equipes e consegue atingir grandes resultados", diz. Por isso, os gestores devem preparar a agenda para o próximo ou próximos anos, pois a grandeza organizacional deve estar na lista de objetivos a serem atingidos.

Desafios

Para Kretly, não faz muito tempo os ativos mais valiosos de uma empresa eram os materiais. Hoje, são o conhecimento e a produtividade da equipe. E ter isso em mente é o primeiro passo para que os líderes consigam atingir o grau máximo de gestão.

Para se alcançar a grandeza corporativa, os líderes também têm outros desafios. Um dos mais difíceis é perceber, aceitar e trabalhar a interdependência. Kretly explica que, por mais que os setores e as equipes estejam separados, eles trabalham, de maneiras diferentes, em prol de um único resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário