sexta-feira, 26 de junho de 2009

As fontes e a comunicação

Em geral essas empresas delegam a funcionários e diretores de um determinado setor, a tarefa de gerar informação sobre aquela área de atuação da empresa. Essa atitude, para um desavisado, pode parecer um incentivo a criatividade do quadro funcional, mas na realidade significa que a falta de investimentos em comunicação acabará gerando uma colcha de retalhos nas mensagens dessa empresa.

Para atingir resultados positivos em comunicação, empresas necessitam de diretrizes básicas elaboradas por profissionais da área. Todos os setores necessitam usar a mesma fonte, do contrário, cada comunicação parecerá um bilhete de resgate. Será necessário definir claramente a visão, a missão e os valores da empresa e identificar o público alvo, para falar diretamente a ele, como e quando ele desejar ouvir. Tudo isso requer técnicas e conhecimentos apropriados, como em todos os segmentos profissionais.

Equivocadamente muitos acreditam que gerar a comunicação de uma empresa requer apenas conhecimento do assunto e um bom português.

Esses conhecimentos são necessários para avaliar o trabalho de um profissional de comunicação, nunca para substituí-lo.

Vejamos, para exemplificar, o meu caso profissional: para desenvolver meu trabalho como planejador, necessito também de alguns conhecimentos técnicos, que felizmente possuo. Mas isso não me torna habilitado a fazer o trabalho de um programador, por exemplo. Necessito estar apto a avaliar se ele, o técnico, fez um bom trabalho de programação, para expor o conteúdo que planejei e desenvolvi.

Vivemos na era do conhecimento e da especialização. Parece contraditório, mas não é! Profissionais necessitam de muitos conhecimentos para serem especialistas em suas áreas, não para apagar incêndios. Isso me lembra um ditado popular que diz que de médico e de louco todo mundo tem um pouco. Agora, falando sério, você confiaria sua saúde para um desses aí do ditado ou ia preferir um especialista? Na comunicação o risco é o mesmo.

Sabe aquele economista que escreve os textos para os folders de sua empresa? Ou ele é um comunicador desabrochando e um economista murchando, ou ele tem de tudo um pouco? Pense nisso, pois como já dizia um velho guerreiro: quem na se comunica, se...!



Para contatar o autor: atendimento@consultores.com.br

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