sexta-feira, 26 de junho de 2009

Motivação: A chave para o sucesso.


Reinaldo Passadori

Impressiona-me sobremaneira quando vejo pessoas jovens ou de meia-idade desanimadas, sem vida, reclamando de tudo e de todos, limitando-se a criticar, a fazerem-se de vítimas e culpando o mundo pelo seu mau-humor.

Por outro lado, há pessoas extraordinárias, possuidoras de luz própria, independentemente da idade ou da condição física e social em que se encontram. Elas vivem com entusiasmo. A própria palavra “entusiasmo” em sua etimologia grega significa “in theos”, ou seja, ter Deus dentro de si, ser possuidor de tônus vital, de energia.

Um depoimento cheio dessa jovialidade espiritual foi feito por uma dessas pessoas brilhantes, que deixaram um rastro perfumado e iluminado por onde passaram. Seu nome, D. Celina Viegas. Quando tinha 95 anos, em uma entrevista surpreendentemente lúcida, ela amorosamente disse:

- Eu, com meus 95 anos, acho que posso dar um exemplo edificante de força de vontade. Eu não me entrego não me entrego à velhice, não me entrego às preocupações. Procuro vencê-las com coragem, com destemor e procuro incutir isso nos meus filhos, tanto que ontem dizia o meu filho: “A senhora não pode sair com o tempo chuvoso, porque eu quero que a senhora viva mais 100 anos, porque a senhora é o nosso apoio, é o nosso amparo, é o nosso exemplo”.

- Assim, eu pediria a todos que tivessem entusiasmo pela vida, que não desalentassem que não se deixassem sucumbir pelos obstáculos que às vezes aparecem e que desanimam as pessoas de prosseguir numa obra. Não, nunca que o desânimo se aposse dessas pessoas, dessa geração nova, que se sintam todos cheios de amor pela vida e se entreguem ao trabalho, ao estudo, ao amor ao próximo. Nada há de melhor do que a gente procurar aliviar o próximo das suas dores, de seus trabalhos, oferecendo-lhes conforto. Eu me sinto feliz quando posso ajudar alguém. Que todos tenham esse amor, esse grande amor pelo próximo e assim terão mais vida, mais força de vontade de viver.

Uma pessoa com entusiasmo possui motivação e motivação significa ter motivo para a ação. É, junto com o entusiasmo, essa força poderosa que existe dentro de cada um de nós, adormecida às vezes, mas presente, intensa, esperando para ser despertada por um estímulo qualquer.

A motivação é impulsionada pela fé, pela crença em nossas capacidades e pela força de vontade. Ilustra bem um verso de uma música de Renato Teixeira, que diz: “cada um de nós carrega dentro de si o dom de ser capaz, de ser feliz”.

Maiores informações: http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=230

Nenhum comentário:

Postar um comentário