sexta-feira, 26 de junho de 2009

Assessor da CNBB apresenta tema da I Confecom


Redação
Instituto Humanitas Unisinos

Na última sexta-feira, dia 19, a Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) decidiu a agenda das etapas municipais e estaduais da Conferência. O evento, que aconteceu no Ministério das Comunicações, foi o segundo encontro da Comissão Organizadora (composta por representantes da sociedade civil, empresários e governo).

A Agenda foi estabelecida da seguinte maneira: dia 1º de julho a 31 de agosto serão as Conferências Municipais. De 1° de setembro a 31 de outubro as Estaduais.

O assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Geraldo Martins Dias, apresentou, no dia 18, o tema da Confecom aos membros do Conselho Permanente da CNBB. Padre Geraldo lembrou a importância do evento [Conferência] e o jogo de interesses que a envolve. Ele solicitou aos bispos uma efetiva participação no processo de construção da Confecom.

Segundo o assessor de imprensa, a I Conferência tem sido objeto de debate da equipe de reflexão do setor de Comunicação Social da CNBB. Sob a coordenação do presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação, do Orani João Tempesta, a Equipe estuda a melhor forma de participação da CNBB no processo de realização da Conferência convocada pelo presidente Lula. “Uma das estratégias será envolver os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) a fim de que participem das Conferências municipais e estaduais com a possibilidade de serem escolhidos delegados para a nacional”, afirmou padre Geraldo Martins.

A Equipe sugere ainda, que a CNBB coloque em pauta temas relevantes que possam ajudar no desenvolvimento da Conferência como a defesa do direito à comunicação e da universalização da inclusão digital; defesa discussão da qualidade da programação da mídia eletrônica a fim de promover a educação, a cultura e a cidadania; transparência dos processos, ferramentas e mecanismos da concessão dos canais de rádio e televisão no Brasil.

O que é a Confecom?

“Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". Este é o tema da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), convocada pelo Governo Federal para os dias 1, 2 e 3 de dezembro. O decreto convocando a Conferência foi publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de abril.

O decreto determina que a Conferência seja presidida pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, “que contará com a colaboração dos ministros de Estado Chefes da Secretaria-Geral e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, na coordenação dos trabalhos para a realização da Conferência”. A Confecom será antecedida de Conferências municipal, estadual e distrital.

Uma Portaria do Ministério das Comunicações, publicada no dia 20 de abril, cria a Comissão Organizadora da Conferência de Comunicação. Dentre as funções desta Comissão está a de definir o regimento interno da Conferência e determinar os critérios de participação dos delegados na Confecom.

Fonte: http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=394687

Nenhum comentário:

Postar um comentário